segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Sócio e o Rotariano


O tema é bastante interessante e nos conduz a ampla discussão, porém, pela nossa ótica de analisar a instituição Rotary, ele por si só, não se auto definiria se, ao mesmo tempo, não nos preocupássemos em apresentar-lhe alguns itens que sintetizam a beleza e a excelência dos programas e serviços do Rotary.


Sócio
É uma pessoa de caráter ilibado e que representa uma classificação profissional. Escolhido por um rotariano e aprovada a sua ficha de admissão por membros que constituem o Conselho Diretor de um Rotary Club, passa a cumprir todas as exigências legais que os estatutos prescrevem: não falta às reuniões; promove amplo companheirismo e cumpre com os seus deveres junto à tesouraria do clube.

Será este um bom rotariano? Antes da resposta, vejamos a definição de rotariano.

Rotariano
O rotariano tem plena consciência de que está ocupando uma classificação, ou seja, representando uma atividade profissional e que o conjunto de sócios de um Rotary Club é o corte transversal de uma comunidade. Assim, ele empresta o seu prestígio profissional, o seu tempo, a sua experiência, compatíveis com os seus recursos pessoais, dando o exemplo para mostrar que o Rotary se interessa em enaltecer o profissional ético, digno, competente, capaz e que o rotariano se orgulha de portar o emblema rotário que o distingue entre tantos. Resumidamente podemos dizer que o rotariano: se interessa pelos problemas das comunidades; trabalha nas comissões do clube e em todas as Avenidas de Serviços; acompanha o desenvolvimento do seu clube e do RI; é consciente da importância das reuniões distritais; sempre procura saber sobre os projetos que o seu clube desenvolve; convida amigos para fazer parte de Rotary; sabe da importância da fundação Rotária, e apóia todas as atividades desenvolvidas pelos jovens, através dos Interact, Rotaract e Ryla.

Assim em poucas palavras definimos, o que é sócio e o que é rotariano.
A elementar diferença é que o sócio participa do Rotary e o rotariano dignifica, trabalha, enaltece e promove, com a sua efetiva participação, programas e serviços que possibilitam melhorar a qualidade de vida da sua comunidade.
Buscar a excelência pode ser um grande e fascinante desafio no lar, no clube, na profissão, nos negócios, na reflexão, no Rotary. Buscar a excelência pode fazer a diferença entre, simplesmente, passar pela vida como meros espectadores, ou nela deixar as marcas indeléveis da nossa passagem.

Através de firme reflexão, neste ambiente em que pontifica a energia positiva, façamo-nos algumas questões:

Quando fez ou apenas leu a sua última informação rotária no clube?

Há quanto tempo visitou outro clube?

Qual foi o último movimento rotário distrital de que participou e há quanto tempo?

Participou, alguma vez, de uma reunião de jovens, dos Interact, Rotaract e Ryla?

De quais projetos patrocinados pela Fundação Rotária do seu distrito participou?

Quantos amigos trouxe para o Rotary?

Quantas vezes abriu o Manual de Procedimento?

Muitas outras perguntas poderiam ser feitas com a mesma finalidade de despertar o rotariano que você é, mas vamos ficar por aqui para não exigir muito ou sermos taxados, pejorativamente, de "rotarados".


É hora de agir

A filosofia do servir, deve ser demonstrada e praticada por meio de ação. Difundir o Rotary, assegurando a paz entre os povos, permanece como uma centelha clareando os homens de boa vontade. O Rotary confia na habilidade dos rotarianos.
O servir rotário é uma dedicação. É a ação espontânea do homem; nada forçada. E se a nossa intenção se coaduna com os princípios do rotarismo, busquemos formar a participação, alicerçando a ação, na predisposição do servir, sempre, e cada vez mais, à causa da humanidade.


Sempre confiantes de que a compreensão mundial acontecerá no momento em que o homem tomar consciência do bem que devemos promover, do amor que devemos despertar, da lealdade que devemos cultivar, do sacrifício que devemos adorar, da verdade que devemos expressar, translúcida e serena. E, afinal, chegamos a conclusão de que: "Quem acende uma luz é o primeiro a beneficiar-se da claridade", porque Mais se Beneficia Quem Melhor Serve.

Através do processo de trabalho simples e objetivo temos levado aos clubes a feliz idéia de que a troca de informações sobre os seus programas colocados em prática, incentivam, através do exemplo e ação, um contínuo e promissor desenvolvimento das atividades rotárias no distrito. A palavra de ordem é que todos contribuam, buscando, no assumir, agir para transformar.

Diz um ditado que "Um homem com ideal tem um barco no coração e uma bússola na cabeça. Por isso, não há tempestade que o afunde ou que lhe tire do rumo certo".

Se cada um procurar aprofundar-se em conhecimentos sobre os programas e serviços que o Rotary oferece à comunidade em geral, com certeza estaremos atendendo ao lema do presidente 97-98 Glen Kinross: "Mostre Que o Rotary se Interessa". Só dessa forma é possível construir uma sociedade onde o otimismo ajudará a vencer problemas tão profundos.

Quando Deus se torna uma presença viva dentro da pessoa, o amor a si mesmo e ao próximo brotam espontaneamente, motivando, através do otimismo, a busca da felicidade. Os olhos dizem se o coração achou ou não a felicidade; o comportamento também. Precisamos de muita perseverança, fé e luta pelos nossos ideais que não podem ficar postergados, aguardando que a crise seja superada.

Vamos encerrar, com um poema dedicado especialmente, a cada rotariano:

Ainda está por rimar-se o melhor verso.
A melhor casa ainda não foi desenhada.
Ainda está por ser escalado o pico mais alto.
O rio mais caudaloso ainda precisa ser atravessado.
Ainda estão por ser propostos os desafios,

e a sorte ainda não foi lançada.
Ainda estão por ser indicados os melhores trabalhos

e as melhores obras ainda não foram realizadas.
O Rotary espera muito de nós.

Augusto Dias

Rotary Club do Rio de Janeiro-Tijuca, RJ(D.4570)
e Governador 91-92 do Distrito 4540.

Nenhum comentário:

Postar um comentário