quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Programas de Reconhecimento por Iniciativas de Alfabetização

O Rotary é prodigo em reconhecer pessoas por serviços prestados, não é verdade? Nesses quase dois meses, temos procurado estimular um maior envolvimento seu e do seu Club nas questões referentes à ALFABETIZAÇÃO.

O Rotary por meio de seu Grupo de Apoio de Alfabetização preparou uma lista de premiações, a saber:

Programas de reconhecimento por iniciativas de alfabetização
O grupo de apoio oferece os seguintes prêmios e reconhecimentos:

Prêmio Distrital de Alfabetização
O clube deve completar cinco projetos de alfabetização até 15 de abril. Projetos repetidos em locais diferentes (ex.: dicionários nas escolas) contam como apenas um projeto.
Procedimentos para solicitação
Os clubes solicitam ao governador do distrito, que verifica se os requisitos foram preenchidos e prepara o reconhecimento usando o modelo encontrado no site www.rotary.org. Uma vez que a verificação tenha sido feita, o governador de distrito ou o coordenador do Grupo de Apoio à Alfabetização encaminha cópias do pedido de reconhecimento ao coordenador zonal.

Prêmio Zonal de Alfabetização
O clube deve completar dez projetos de alfabetização, inclusive os exigidos para recebimento do Prêmio Distrital de Alfabetização e:
1. Um projeto da relação de atividades sugeridas
2. Um projeto ligado ao Dia Internacional da Alfabetização (8 de setembro) ou ao Mês da Alfabetização (março) (Observação: a promoção do Dia Internacional da Alfabetização e do Mês da Alfabetização são dois dos dez projetos exigidos para o prêmio zonal).
3. Completar um projeto de livro (ex.: projeto de dicionário)
Procedimentos para solicitação
Os clubes devem enviar o pedido ao governador do distrito, que verifica se os critérios do prêmio foram atendidos, obtém a aprovação do coordenador zonal e prepara a documentação para outorga, usando o certificado disponível em http://www.rotary.org/.

Prêmio de Alfabetização por Área
Este prêmio é dado a uma pessoa, clube ou entidade que tenha prestado serviços exemplares de alfabetização. O distrito apresenta a indicação ao coordenador zonal, que faz a recomendação ao coordenador de área. O coordenador zonal pode também fazer a indicação sem ter recebido o pedido de um distrito. Os coordenadores de área tomam a decisão final, sendo que eles também podem fazer uma indicação sem receber recomendação prévia de distrito ou zona.
Procedimentos para solicitação
O governador do distrito apresenta a indicação ao coordenador zonal, que faz a recomendação ao coordenador de área. Este toma a decisão final e prepara ele mesmo o certificado, ou autoriza o governador a fazê-lo usando o modelo disponível em http://www.rotary.org/.

Prêmio Projeto Inovador de Alfabetização
Este prêmio reconhece projetos inovadores de alfabetização e é oferecido pelo coordenador geral mediante recomendação do coordenador distrital, zonal ou de área.
Procedimentos para solicitação
O coordenador zonal ou de área recomenda os indicados ao coordenador geral, que toma a decisão final.

Reconhecimentos especiais
Para premiar contribuições únicas à alfabetização, o coordenador geral oferece reconhecimento especial a indivíduos e clubes. Coordenadores zonais e de área podem solicitar tais prêmios ao coordenador geral. Os reconhecimentos incluem:
Líder de alfabetização na comunidade
Este prêmio pode ser usado por clubes para promoção do Dia Internacional da Alfabetização e Mês da Alfabetização. O modelo do reconhecimento estará disponível para os clubes no site do grupo de apoio, www.rotary.org/literacy.
Reconhecimento por atuação exemplar em Serviços Profissionais
Os clubes podem usar este reconhecimento para promover o Mês dos Serviços Profissionais. O modelo do reconhecimento estará disponível para os clubes no site do grupo de apoio, www.rotary.org/literacy.
Reconhecimento Quatro Avenidas de Serviços de Alfabetização
Este prêmio reconhece clubes que completam pelo menos um projeto de alfabetização em cada uma das Quatro Avenidas de Serviços seguindo as diretrizes do coordenador geral.
Reconhecimento por Serviços Profissionais de Alfabetização
Este prêmio reconhece três projetos de serviços profissionais de alfabetização que visem a desenvolver o caráter e sigam diretrizes do coordenador geral. As diretrizes e procedimentos para solicitação dos reconhecimentos acima serão postados no site do grupo de apoio.

Sugestões de Atividades para obter Prêmio de Alfabetização
Serviços Internos
· Recrutar um novo sócio cuja classificação seja na área de alfabetização
· Promover o Dia Internacional da Alfabetização e/ou o Mês da Alfabetização
· Convidar uma pessoa para proferir palestra sobre alfabetização em uma reunião de clube
· Dedicar uma reunião de clube a promover oportunidades de projetos de alfabetização
· Implementar projeto sobre os meses comemorativos do Rotary com destaque a aspectos de alfabetização, ex.: em dezembro, alfabetização familiar.
· Sugerir que sócios do clube participem de um seminário ou conferência distrital sobre alfabetização e pedir que eles falem sobre o evento na reunião de clube seguinte.

Serviços Profissionais
· Implementar um projeto sobre a Prova Quádrupla ou fazer dela parte de outros projetos como doação de livros ou alfabetização com ênfase em desenvolvimento de caráter
· Implementar um projeto de alfabetização que vise desenvolver o caráter
· Oferecer reconhecimento a um líder comunitário que tenha tido atuação exemplar em Serviços Profissionais e aproveitar a ocasião para conscientizar o público dos valores de prestação de serviços profissionais do Rotary
· Patrocinar, possivelmente em parceria com um Interact Club, uma workshop em escola de ensino médio sobre projetos de alfabetização.

Serviços Internacionais
· Participar de um projeto internacional de doação de livros ou mini-biblioteca.
· Participar de um projeto internacional de alfabetização e educação ligado a saúde, recursos hídricos e combate à fome.
· Encontrar um parceiro internacional e apoiar o projeto proposto por ele. O ProjectLINK é um bom recurso para encontrar um parceiro – acesse www.rotary.org.
Serviços à Comunidade
· Apoiar o programa Concentrated Language Encounter (CLE) ou outro semelhante (como o Yo Puedo).
· Apoiar o programa Computer Assisted Solution (CALS) ou outro semelhante.
· Implementar um projeto de biblioteca imaginária ou um de leitura como SOUNS ou Books for Babies, por exemplo. Observe que alguns programas se complementam (ex.: Imagination Library e SOUNS)
· Participar ou apoiar um projeto local de arrecadação de fundos para uma escola ou instituição de alfabetização.
· Colaborar com uma escola seja com ajudantes de leitura, contribuições financeiras, doações de artigos, bolsas de estudos ou de outras maneiras identificadas pela escola.

Antes de finalizar, lembro da importância de promover o dia 8 SETEMBRO, DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO.
Abraço
Paulo Eduardo de Barros Fonseca
Coordenador GRA Z. 22A





Um comentário:

  1. Excelente artigo Companheiro
    Os nossos parabens.
    Bom trabalho em rotary!
    ROTARY CLUB DE MAFRA DO D/1960 ( PORTUGAL)
    www.rotaryemmafra.blogspot.com

    ResponderExcluir